Dada a diversidade das imagens, tornando-o num Altar Santuário de Grande Beleza. Com imagens de grande valor Antropomórfico e Simbólico, fazendo sobressair a Talha Dourada e Policromada.
Bem-haja
sexta-feira, 23 de abril de 2010
NO ALTAR DA DIREITA ENCONTRA-SE EXPOSTA À VENERAÇÃO SANTA CATARINA
Santa Catarina nasceu em Alexandria e foi uma das célebres mártires dos primeiros séculos. Segundo a lenda, seu pai era rei de Alexandria. Além de singular beleza, era dotada de grande inteligência e vasta cultura. Fascinado por sua beleza, Maximino Daia procurou divorciar-se de sua esposa a fim de casar-se com ela. Diante da recusa de Catarina, o imperador convocou cinquenta filósofos com a incumbência de provar-lhe que Jesus, morto numa cruz, não podia ser Deus. Entretanto, a Santa não somente refutou suas posições como a todos converteu ao cristianismo. Maximino mandou pois, torturá-la sob rodas com pontas de ferro que nada fizeram contra ela. Por causa disso, Santa Catarina é invocada pelos que trabalham com rodas, foi levada daí para fora da cidade. Quando deceparam sua cabeça, do seu pescoço começou a brotar leite ao invés de sangue. Daí ser ela invocada pelas mães que, tendo pouco leite, devem amamentar seus filhos. Os relatos de seu martírio continuam dizendo que os anjos desceram dos céus e levaram seu corpo para o monte Sinai, onde mais tarde teria surgido um mosteiro consagrado à sua memória.
»»
ORAÇÃO - Ó Santa Catarina, que sois a protectora contra os acidentes de trabalho, olhai por mim que estou sujeito diariamente a inúmeros perigos. Defendei os membros do meu corpo para que eu possa sempre ganhar o pão com o suor de meu rosto, e com a minha saúde perfeita eu seja sempre o arrimo da minha família.
Eu vos peço esta graça, pela intercessão da Virgem Maria e pela protecção de seu Filho, Jesus Cristo. Amém.
Santa Catarina, rogai por nós.
Bem-haja
»»
ORAÇÃO - Ó Santa Catarina, que sois a protectora contra os acidentes de trabalho, olhai por mim que estou sujeito diariamente a inúmeros perigos. Defendei os membros do meu corpo para que eu possa sempre ganhar o pão com o suor de meu rosto, e com a minha saúde perfeita eu seja sempre o arrimo da minha família.
Eu vos peço esta graça, pela intercessão da Virgem Maria e pela protecção de seu Filho, Jesus Cristo. Amém.
Santa Catarina, rogai por nós.
Bem-haja
ALTAR DO NOSSO SENHOR DA PEDRA EM MIRAMAR, FREGUESIA DE GULPILHARES
Painel de azulejos do lado direito
Painel de azulejos do lado esquerdo
CAPELA DE NOSSO SENHOR DA PEDRA EM MIRAMAR, FREGUESIA DE GULPILHARES, CIDADE DE VILA NOVA DE GAIA, DISTRITO DO PORTO - PORTUGAL
Foi construída no século XVII, de planta hexagonal com um Altar-mor e dois retábulos laterais de talha dourada e de estilo Barroco/Rococó. Possui diversa estatuária religiosa, sendo de salientar a imagem de Cristo crucificado. A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais típicas de Vila Nova de Gaia e da freguesia de Gulpilhares, é uma festa muito antiga que se realiza anualmente nas praias do Senhor da Pedra, no Domingo da Santíssima Trindade e que se prolonga até à Terça-feira seguinte. A origem do culto a Cristo na Capela do Senhor da Pedra pode ter origem num antigo culto pagão, de carácter naturalista, dos povos pré-cristãos, cujas divindades eram veneradas em plena natureza, tendo posteriormente sido convertido ao Cristianismo.
Bem-haja
Bem-haja
sexta-feira, 9 de abril de 2010
APEADEIRO FERROVIÁRIO DE MIRAMAR - ARCOZELO - VILA NOVA DE GAIA - PORTO - PORTUGAL
APEADEIRO FERROVIÁRIO DE MIRAMAR - ARCOZELO - VILA NOVA DE GAIA - PORTO - PORTUGAL
quinta-feira, 8 de abril de 2010
PASSAGEM DE NÍVEL DO APEADEIRO FERROVIÁRIO DE MIRAMAR - ARCOZELO - VILA NOVA DE GAIA - PORTO - PORTUGAL
Comboio "Alfa Pendular" passando sem paragem no Apeadeiro de Miramar. Dado os espaços laterais deste apeadeiro, que é uma obra-prima do género, serem bastante largos o "Alfa" segue numa velocidade de cruzeiro elevada. Era um dos locais em que com pequenos pormenores na ferrovia poderia aumentar a sua velocidade média de ponta, que penso ser 270 Quilómetros por hora. Velocidade e conforto mais que suficientes para ir de Porto a Lisboa e vice-versa, além de fazer as mesmas paragens de serviço público. Portanto o TGV é rápido de mais, com um chassis mais duro (Menos conforto) para ser utilizado, com as mesmas paragens, num trajecto entre Porto, Lisboa e provavelmente Vigo. O transporte ferroviário deve ser rápido em grandes distância, e com paragens limitadas para não provocar, médias de velocidade absurdas (Baixas) para a eficácia do material circulante de alta velocidade de ponta. Devemos pensar que o País é demasiado pequeno para suportar custos de encurtar viagens em só três quartos da hora, mesmo que seja uma hora.
Bem-haja
Videovigilância no apeadeiro de Miramar evitou 13 acidentes. Condutores continuam a fintar sistema inovador instalado para acabar com mortes. Pelo menos 13 pessoas poderiam ter morrido por terem atravessado a passagem de nível de Miramar, em Gaia, com as cancelas fechadas. Graças a um inovador sistema de videovigilância, lançado em Setembro, puderam escapar à colisão com comboios. O sistema de dupla meia barreira automático, o mais moderno que existe a nível mundial, foi instalado na passagem de nível de Miramar, junto ao apeadeiro, dois meses depois de ter sido colocado igual sistema em Sabugo, Torres Vedras. O objectivo era pôr fim a um historial de acidentes, a maioria causada por automobilistas impacientes que, desrespeitando a sinalização e as cancelas fechadas, mesmo assim avançavam fazendo ziguezague. As actuais quatro meias barreiras não permitem tal coisa. É que o sistema faz com que primeiro baixe uma barreira de cada lado, e só passados alguns segundos desçam as outras, permitindo que os veículos que estejam já em plena passagem possam escapar a tempo. O problema é que são muitos os condutores que, mesmo vendo as primeiras cancelas já em baixo, arriscam e tentam fazer o tal ziguezague, não contando que, antes de saírem da passagem de nível - normalmente atravessam devagar por o piso ter altos e baixos - já se encontram as segundas barreiras fechadas, ficando encurralados
Bem-haja
APEADEIRO FERROVIÁRIO DE MIRAMAR - ARCOZELO - VILA NOVA DE GAIA - PORTO - PORTUGAL
Comboio suburbano aproximando-se do Apeadeiro de Miramar para mais uma paragem, para entrar ou sair passageiros. Carruagens confortáveis e limpas. Tendo na parte traseira um amplo espaço para carrinhos de bebé, maiores volumes de bagagem ou bicicletas. Este serviço de transporte, entre São Bento e Espinho pode ser feito comprando o bilhete nas Estações, dentro do veículo quando nos apeadeiros não há local de venda de bilhetes, ou utilizando o "Metro Andante" validado para o referido trajecto. Para os trajectos para além de Espinho funciona o método tradicional de aquisição de bilhetes. É um transporte económico, rápido, confortável e seguro. Além de ser bastante pontual.
Bem-haja
Bem-haja
Subscrever:
Mensagens (Atom)